Felicidade e bem-estar

O ano já começou trazendo com ele novas expectativas e desejos. A questão é: Você já sabe o que quer alcançar em 2020? Já começou a fazer seu planejamento pessoal? Se nem começou a pensar nisso, relaxa, ainda dá tempo de se planejar!

E se você não sabe por onde começar ou como tornar esse processo mais efetivo, separei alguns passos que vão fazer total diferença na hora criar seu ano de 2020 com mais sucesso e desafios. Vamos lá?

Primeiro, é preciso entender o que é um planejamento pessoal. O check-list que costumamos fazer na virada do ano não se encaixa muito no conceito de planejamento.
Para ser planejamento é necessário possuir um objetivo e um prazo. O planejamento pessoal facilita suas escolhas, organizando o caminho até seus objetivos finais.

Esse tipo de ferramenta é essencial para que você consiga otimizar seu tempo e efetivamente alcançar suas metas. E aí é que está o segredo. Estabelecer metas da maneira correta é um diferencial. Existem várias metodologias que nos ajudam nessa empreitada.

 

Como definir metas e objetivos eficazes?

Para definir metas e objetivos é preciso entender a diferença existente entre elas em conceito. Os objetivos dizem respeito a desejos mais amplos, enquanto as metas delimitam um caminho a ser seguido até ele.

Por exemplo, se você possui o objetivo de escrever um livro, suas metas devem ser ações que te impulsionem a alcançar esse objetivo como fazer um curso de escrita e revisão, escrever todos os dias uma quantidade X de palavras, contratar um profissional da área que te ajude a se desenvolver essa habilidade.

Ou tudo isso junto! São inúmeros caminhos para chegar até seus objetivos, planeje o seu.
Entendendo a diferença entre metas e objetivos, parta para as metodologias que te ajudem a entender cada vez mais o que deseja alcançar.

 

Utilize a ferramenta SMART para melhorar seu planejamento

Dentro da palavra SMART, cada letra assume um significado diferente:

S = Specific
M = Measurable
A = Attainable
R = Realistic
T = Time-bound

De forma simplificada, trata-se de traçar meta e objetivos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e “temporizáveis”. Será necessário ser metódico nesse momento para que isso garanta uma verdadeira praticidade na estratégia para realização de seus projetos.

Agora que você já sabe a diferença entre objetivos e metas, e quais são as características que ambos devem apresentar, vamos ao passo-a-passo:

 

1 – Trace objetivos genuínos

Os objetivos que você precisa focar devem ser genuínos! Você precisa realmente querer mais. Escreva num papel ou separe um caderno para isso. Liste objetivos pelos quais você quer se dedicar em 2020. Observe a você mesmo! Pergunte-se:

  • Quem eu quero me tornar? Onde eu quero estar?
  • Por que eu quero isso? Quem vai ser responsável?
  • Como essa meta pode me ajudar a chegar nesse objetivo?
  • Qual tempo ideal para execução disso? Qual tempo mínimo e máximo?
  • Isso é possível? Por quê?

 

2 – Trace metas para cada objetivo

Escreva metas para delimitar o caminho de cada objetivo. Elabore esse plano de ação. Lembre-se de especificar o que você quer fazer e como vai fazer.
Use cada uma das letras da palavra SMART para facilitar a criação de metas melhores.

 

3 – Estabeleça prazos

Toda ação requer um movimento que envolve demanda, oferta e energia. Lembre-se de quantificar com datas e números quanto tempo será necessário para execução de determinada atividade.
Estabeleça prazos reais. Preze pela qualidade e produtividade.

 

4 – Monitore os resultados

Se comprometa periodicamente a rever e acompanhar seu desenvolvimento durante o ano. Monitorar é um processo muito importante que nos ajuda a conter a ansiedade, pressão e a cobrança excessiva em cima de si mesmo.
Analise se está próximo do resultado, se está sobrecarregado ou se está dando mole quando poderia estar 100%. Seja seu maior aliado.

5 – O caminho faz parte da conquista

Aproveite o caminho. Priorize o que você realmente quer e pode fazer. Viva um dia de cada vez! Você não tem que viver apenas para cumprir metas então foque nas que você realmente quer e se entregue às experiências.
Viva cada momento com presença e intensidade. Toda a ação de crescimento baseado em equilíbrio é construtiva.

Prontos para criar um novo ano partindo dos nossos sonhos?

 

Beijo na Alma!